O que é CCF – Cheque sem fundo

Quem está sempre indo aos bancos ou ligados em notícias sobre os mesmos, certamente já se deparou com a sigla CCF. Mas você sabe o que significa?

CCF é uma sigla que quer dizer Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos, e isso já nos diz muita coisa. Se trata de um banco de dados vinculados ao Banco Central, mas tem a operação realizada atualmente pelo Banco do Brasil.

Para ter o nome neste banco de dados, basta ter um cheque sem fundos ter sido devolvido. Tanto pessoas físicas, para pessoas jurídicas esse banco de dados gerencia todos de maneira rígida.

Um cheque sem fundos pode ser devolvido por diversos motivos, como cancelamento de conta, bloqueio judicial, etc..

Assim, é importante estar sempre atento à sua situação bancária e mais atenção ainda aos cheques emitidos, para que seu nome não vá para o CCF.

Como saber se o meu nome está no CCF

Para saber se o seu nome consta na lista do CCF, basta você ir a uma unidade do Banco Central portando documentos como CPF e um documento com foto. Se você deseja saber se na sua cidade existe uma unidade de atendimento do Banco Central, veja a imagem abaixo.

Unidades Banco Central
Unidades Banco Central

Com a consulta, o cidadão, caso esteja incluído, saberá o número-código da instituição e da agência que comandou a inclusão; o número e o valor do cheque; o motivo da devolução; a data de inclusão e a quantidade de ocorrências, por instituição e agência.

Em outros bancos também é possível realizar esta consulta, com as mesmas condições de documentação.

Vale lembrar que é um serviço gratuito e não pode, sob nenhuma hipótese, serem cobradas taxas de verificação.

Por isso, é importante que esteja atento a qualquer tipo de cobrança para realização do serviço. Em caso de contas conjuntas, o CPF já é necessário para a consulta. Quando feita o detalhamento dará conta de datas e motivos de devolução. Sites como o do Serasa e do SCPC, também informam se você possui alguma restrição de cheque sem fundo no seu CPF, faça uma consulta do seu cpf grátis e saiba na internet mesmo se você possui alguma restrição de cheque sem fundo.

CCF - Cheque sem Fundo
CCF – Cheque sem Fundo

Como retirar o nome do CCF

Caso o seu nome conste na lista do CCF, a solicitação para exclusão só pode ser feita a partir da instituição financeira, em caso de falsificação, a mesma deve ser comprovada, e a partir de então há a possibilidade de exclusão.

Em caso de pagamento, o mesmo deve ser comprovado através da apresentação do original quitado ou de algum documento que ateste o pagamento do mesmo, tendo a solicitação e comprovantes em mãos, a solicitação de exclusão é feita, demandando ainda algum tempo para o processamento e verificação das informações.

Vale reforçar que a operação com cheques envolvem questões complexas e que muitas vezes estão além do nosso controle.

Por isso, atenção ao emitir cheques, e sempre que possível consule sua situação junto ao banco, para que não tenha surpresas desagradáveis e que geram dores de cabeça.

Tags: CCF, Cheque sem fundo, Consulta CCF, CPF

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *