Acontecimentos
Aconteceu em 5 de junho
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 5 de junho é comemorado na Rússia o Dia do Profissional Ambientalista, instituído por decreto presidencial em 2007, com base no Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada pela Organização das Nações Unidas em 1972.
1727 – Cerimônia de noivado do Imperador Pedro II, de apenas 12 anos de idade, com Maria Menshikova, de 16 anos.
1799 – Nasce o compositor Alexei Lvov, autor do tema nacional russo “Deus Salve o Czar”. Lvov costumava organizar concertos semanais em sua residência, em São Petersburgo, nos quais era comum a presença de grandes músicos estrangeiros em visita à Rússia, como Liszt, Schumann e Mendelssohn. Seu estilo combinava a tradição cultural russa com influências da música italiana e alemã. Alexei Lvov morreu em 1870.
1897 – Começa em São Petersburgo a construção do couraçado “Aurora”, lendário navio da Marinha russa usado na Guerra Russo-Japonesa e considerado um dos símbolos da Revolução Bolchevique. O “Aurora” desempenhou um papel-chave nos acontecimentos de Outubro de 1917, ao disparar o tiro que foi o sinal para que trabalhadores e soldados bolcheviques tomassem de assalto o Palácio de Inverno em Petrogrado, como então se chamava a cidade de São Petersburgo. Desde 1956 o “Aurora” funcionou como navio-museu em São Petersburgo, tendo recebido mais de 28 milhões de visitantes. Em janeiro de 2013, o Ministro da Defesa Sergei Shoigu determinou que o “Aurora” fosse recomissionado e enviado para reparos em estaleiro, a fim de “permanecer como um símbolo do patrimônio histórico e da glória naval da Rússia”.
1901 – Nasce a grã-duquesa russa Anastasia Romanova. Ela morreria em Ekaterimburgo, em 1918, assassinada por soldados bolcheviques, junto com os demais membros da Família Imperial russa.
1909 – É inaugurada na Praça Znamenskaya, em São Petersburgo, uma grande estátua do Imperador Alexandre III.
1988 – A Igreja Ortodoxa Russa comemora os mil anos do cristianismo no país.
1991 – Mikhail Gorbachev discursa em Oslo como vencedor do Prêmio Nobel da Paz, que lhe foi concedido naquele ano por seus esforços nos processos de paz entre a União Soviética e o Ocidente, no âmbito do fim da Guerra Fria.
1999 – A Seleção Russa de Futebol vence por 3 a 2 a então campeã mundial, a França, jogando no Stade de France, em Paris. A data é considerada o Dia do Futebol Russo.