Acontecimentos
Aconteceu em 17 de abril
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 17 de abril a Rússia celebra o Dia Mundial da Hemofilia, nome de diversas doenças genéticas hereditárias que incapacitam o organismo de controlar sangramentos. A data, criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a hemofilia e seu tratamento, é também celebrada no Brasil. Estima-se que mais de 10 mil brasileiros convivam com esse mal.
1722 – Pedro I, o Grande, institui um imposto de 50 rublos anuais a todos os nobres e homens de comércio que ostentem longas barbas na Rússia. Duas décadas antes, o imperador havia proibido o uso de barbas longas no país e determinado o uso obrigatório de vestimentas europeias. Naquela época, o então jovem czar visava a empreender uma reforma cultural e modernizar o país. As barbas longas e as vestimentas tradicionais russas eram consideradas por ele sinais de uma sociedade arcaica.
1824 – Rússia e Estados Unidos assinam uma convenção que delimita as fronteiras das posses de terras russas na América do Norte.
1877 – O escritor russo Leon Tolstoi termina de escrever o romance "Anna Karenina", uma de suas obras-primas, ao lado de "Guerra e Paz", clássico da literatura mundial.
1905 – O Czar Nicolau II publica um decreto “Sobre o Fortalecimento da Tolerância Religiosa" na Rússia.
1956 – É dissolvido o Cominform, chamado oficialmente de Escritório de Informação dos Partidos Comunistas e dos Trabalhadores, organização de origem soviética fundada em setembro de 1947, na Polônia, para congregar partidos comunistas europeus. O propósito do Cominform era coordenar ações entre partidos comunistas sob orientação soviética, agindo como ferramenta da política externa da União Soviética.
1968 – Na rede aberta de televisão da União Soviética estreia "No Mundo dos Animais", um dos mais populares programas a abordar a temática da Zoologia e o estudo dos animais, existente na Rússia até hoje.
1986 – O Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética aprova o decreto “Sobre as Principais Diretrizes para a Solução de Problemas de Moradia no País”, segundo o qual cada família russa deveria possuir um apartamento ou casa próprios até o ano 2000.
1992 – São registradas duas denominações oficiais para o país: Federação Russa e Rússia.