Acontecimentos
Aconteceu em 4 de outubro
Os fatos que marcaram esta data na História da Rússia
- 0 Comentários
- Tweet
- Compartilhar
Em 4 de outubro é celebrado o Dia das Forças Espaciais Russas, ramo das Forças Armadas da Rússia responsável pelas operações militares no espaço. Apesar de terem sido oficialmente criadas em 1.º de junho de 2001, sua história remete a meados dos anos 1950, quando foram formadas as primeiras unidades militares de ordem espacial para o início da criação do primeiro satélite artificial soviético, o Sputnik, que seria lançado justamente nesta data de 4 de outubro, em 1957.
Também em 4 de outubro é comemorado na Rússia o Dia Mundial dos Animais, data instituída em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha se deu pelo fato de o 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais na Igreja Católica.
1582 – Em substituição ao Calendário Juliano, implantado pelo imperador romano Júlio César em 46 a. C., o Papa Gregório XIII introduz o atual Calendário Gregoriano, utilizado hoje oficialmente pela maioria dos países. Na Rússia, no entanto, esta passagem do Calendário Juliano para o Gregoriano só seria realizada em 1918, após a ascensão do governo soviético. Apesar disso, a Igreja Ortodoxa Russa continua a seguir o antigo Calendário Juliano, e daí o fato de o Natal russo, por exemplo, ser comemorado em 7 de janeiro.
1895 – Nasce Richard Sorge, jornalista alemão e espião para a União Soviética no Japão, antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Ele é tido como um dos maiores espiões do século 20.
1916 – Fundação da cidade de Romanov-na-Murmane, hoje conhecida como Murmansk. É a maior cidade do mundo localizada acima do Círculo Polar Ártico, e o maior porto do noroeste da Rússia.
1916 – Nasce em Moscou Vitaly Ginzburg, físico russo que em 2003 recebeu o Prêmio Nobel de Física por contribuições fundamentais à teoria dos supercondutores e superfluidos. Vitaly Ginzburg morreu em 2009.
1921 – Fundação do Gosbank, que foi o banco central da União Soviética e a única entidade bancária do país entre a década de 1930 e o ano de 1987.
1957 – A União Soviética realiza o lançamento do Sputnik I, o primeiro satélite artificial da Terra. O Sputnik era uma esfera de aproximadamente 50cm, pesando 83,6kg. Ele não tinha nenhuma função, a não ser transmitir um sinal de rádio, "beep", que podia ser sintonizado por qualquer radioamador da época. O satélite orbitou a Terra por três meses antes de cair. Seu foguete lançador, chamado R.7, pesava 4 toneladas e era originalmente projetado para lançar ogivas nucleares.
1959 – É realizado o lançamento da sonda espacial soviética Luna-3, que se tornaria a primeira da História a contornar e a fotografar o lado oculto da Lua.
1976 – Inauguração da Universidade Estatal da cidade e região russa de Chelyabinsk.
1993 – O presidente da Rússia, Boris Yeltsin, leva tanques a Moscou e ataca o Parlamento do país. A ação se deu para fazer cumprir a sua determinação de dissolver o Legislativo, formado naquela época pelo Congresso dos Deputados do Povo e seu Soviete Supremo, afastando assim o único obstáculo à consolidação do seu poder e à implementação da reforma neoliberal na Rússia. O episódio pôs fim ao que ficou conhecido na história como a Crise Constitucional de 1993.